Programa ISOS

Programa ISOS

fundamentos

Fundamentos

Uma vida, fisicamente, ativa como algo natural que integre hábitos saudáveis para um equilíbrio entre corpo e mente, desafia uma enorme parcela da população brasileira. O sedentarismo, apoiado por um mundo desenvolvido dependente da tecnologia, cada vez mais contribui para que haja menos movimentos físicos no cotidiano das pessoas. A predominância do  comportamento “Sentar Mais e Mover-se Menos” é significativa. 

A mudança de comportamentos sedentários, para os, fisicamente, ativos, de forma duradoura, exige enormes esforços individuais, apoios estruturados e demanda tempo até a sua perpetuação.

As resistências às mudanças são reconhecidas e admitidas como integrantes do processo e, está comprovado, ser possível deixar para trás hábitos   negativos, substituindo-os pelos saudáveis.

Uma forma de vida que integra a atividade física permanente, como filosofia de vida, passa, necessariamente, por diferentes aprendizagens e aquisições de habilidades psicológicas facilitadoras. 

foco

Foco

Na sua essência, o programa está estruturado para que a compreensão e implementação da complexa mudança dos comportamentos sedentários para os ,fisicamente, ativos ocorram de forma consistentes.  Os processos existentes são sustentados por áreas da Psicologia Cognitiva,  Comportamental e Positiva que facilitam a transição entre os comportamentos, tornando  os novos, saudáveis, duradouros e sem recaídas. 

Um completo instrumental, com propriedades para mudanças comportamentais relacionadas à prática de atividade física, está disponibilizado, como apoio à atuação dos profissionais de saúde.   

metodologia

Metodologia

As habilidades mentais e comportamentais estão representadas pelo CONPENSA Conhecer, Pensar, Sentir e Agir. Os conceitos, roteiros e técnicas direcionam o “Como Fazer” durante os processos chaves das mudanças para o Ser Ativo. Inclui o Querer, Automotivação, Autoeficácia, Pensar positivo, Ter determinação e o Autoencorajamento. 

O monitoramento e a integração dos processos durante o percurso ocorrem com a aplicação do modelo estruturado dos Estágios de Mudança. Ele estabelece, por princípio, que as pessoas progridem por diferentes estágios, ainda, que possa ser de forma não linear e, sim, em círculos em função das dificuldades individuais. Trata-se do Modelo Transteórico da mudança (MTT) desenvolvido pelos Psicólogos Ph.D. James O. Prochaska, John C. Norcross e Carlo C. DiClemente  com  cinco estágios;

1-Pré-contemplação (Nem pensar)

Pré-contemplação (Nem pensar), onde o sedentário não tem intenção, nem deseja pensar a respeito de praticar AF dentro de 6 meses , ignorando qualquer necessidade.

2- Contemplação (Em cima do muro)

Onde há intenção de praticar AF, dando adeus ao sedentarismo em um futuro próximo.

3- Preparação (Devagar bem devagarinho)

Onde há o sentimento de que a pessoa está pronta para, em breve, praticar comportamentos saudáveis por meio da AF

4-Ação (Eu sou ativo)

De fato, ocorre há algum tempo, a prática de atividades físicas de forma regular mais consistente, na maioria dos dias da semana.

5- Manutenção (O delicioso sabor da vitória)

 

A prática de AF ocorre em níveis adequados há mais de seis meses, solidamente integrada e automatizada no cotidiano de cada pessoa.

Roteiros específicos com iniciativas para aplicação preventiva de recaídas e/ou enfrentamento integram os processos de mudanças.